A sua empresa atende aos requisitos para entrar no Mercado Livre de Energia, mas o assunto é novo para você e lhe desperta dúvidas se o ingresso traria ou não benefícios para o seu negócio? Então este texto sobre as vantagens e desvantagens do Ambiente de Contratação Livre (ACL) pode lhe ajudar a entender mais sobre esse regime que conta com milhares de consumidores atendidos e que não pára de crescer.
Atualmente, apenas consumidores cuja demanda mensal é menor do que 500 kW são obrigados a permanecer no regime em que sua empresa se situa no momento, ou seja, o ambiente regulado, cujo único fornecedor de energia possível é a distribuidora local.
O ACL responde por 32% do consumo de energia do país, grandes setores da economia, como a indústria e o comércio, já migraram em peso para o Mercado Livre de Energia: 82% do consumo industrial provém de contratos bilaterais registrados na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma entidade sem fins lucrativos que viabiliza a compra e venda no Ambiente de Contratação Livre.
Bom, se a maior parte do consumo industrial é negociado no Mercado Livre de Energia é porque a migração traz mais vantagens do que desvantagens. Mas quais seriam elas exatamente? Vamos listar aqui 5 vantagens de migrar para o regime livre.
A redução média com o custo de energia é na faixa de 30%. Mas essa porcentagem é apenas uma referência e não pode ser colocada como meta sem que as particularidades de sua empresa sejam levadas em conta.
Vale lembrar aqui que o consumidor livre não arca com valores adicionais de bandeiras tarifárias. Existem três despesas fixas no mercado livre além do valor pago pela energia em si:
No Mercado Livre a energia é contratada por meio de acordos bilaterais cujo prazo só depende do acerto entre quem vende e quem compra. Então se a sua empresa contratou o fornecimento por 5 ou 10 anos você vai pagar o preço acordado independentemente das oscilações futuras do mercado.
Assim como em qualquer outro ambiente livre é você quem define seu perfil como player no mercado, variando do mais conservador ao mais arrojado. Conservadores preferem contratos longos e determinam o montante de energia a ser adquirido estritamente de acordo com as demandas da empresa. Perfis arrojados podem firmar contratos mais curtos e tendem a especular mais no mercado de energia. Outra vantagem é que não há limite no número de contratos que a sua empresa pode fazer como compradora ou vendedora de energia (ver item 5).
No Mercado Livre você escolhe não só de quem vai comprar, mas também qual tipo de energia. Então se a sustentabilidade é estrategicamente importante para a sua empresa é possível escolher apenas fontes de energia limpa ou renovável para suprir o consumo de energia da sua empresa.
Essa é uma das oportunidades que o Mercado Livre de Energia proporciona. Quando você compra um montante de energia e consome menos que o contratado é possível vender a sobra. Ou seja, você passa de comprador a vendedor comercializando o excedente. E, dependendo da cotação de momento, a sua empresa pode vender o excedente por um valor maior do que o contratado, gerando lucro para o seu negócio.
Já as desvantagens têm origem geralmente na inexperiência e falta de conhecimento sobre o Mercado Livre de Energia. Vamos a seguir sobre dois dos maiores problemas que as empresas enfrentam ao migrar para o ambiente livre.
O Mercado Livre de Energia é marcado pelo volatilidade de preços e isso pode assustar as empresas iniciantes. É uma situação parecida com a de quem adquire moeda estrangeira ou lida com ações. As incertezas fazem parte do dinamismo do mercado livre e é por isso é importante ter assistência de uma empresa que conhece o mercado e suas variações.
Contratar a mais ou a menos que o consumo mensal de energia pode dificultar o controle com os gastos, pois mês a mês é necessário comprar o que falta ou vender o excedente. Por isso se recomenda uma análise eficiente da necessidade de energia do seu negócio, o que envolve o tipo de atividade realizada, o período de funcionamento da sua planta empresarial, entre outros fatores.
Cada consumidor tem necessidades energéticas específicas bem como diferentes perfis de aversão a risco. Os riscos inerentes ao Mercado Livre de Energia estão associados à gestão de energia, já que o que os riscos têm ligação com os preços negociados da energia ou exposição desassistida ao mercado de curto prazo, caso tenha uma má gestão o consumidor pode ser prejudicado financeiramente.
Gestoras de energia como a CAMERGE conhecem a fundo o mercado e orientam o cliente a como desbravar esse ambiente aparentemente hostil. Por isso é importante ter uma gestora de energia para o seu negócio. Contar com uma parceria especializada no ambiente livre é um atalho para aproveitar as vantagens e evitar os problemas decorrentes da inexperiência.
Quer saber mais sobre Mercado Livre de Energia? Fale com o time de especialistas da CAMERGE!